Comidinhas…

O prato mais tí­pico do Uruguai não é exatamente um prato, e sim um sanduí­che. Embora os restaurantes uruguaios, assim como os argentinos, sejam famosos pelas parrilladas, o prato uruguaio por excelência é o chivito – ou seja, o “bodinho”. (Hein?!! Como é que o papo estava em parrillada e foi dar em bode?!? 😮 )

Calma, calma, sem stress que o chivito só dá bode no nome… 😀 Chivo quer dizer “bode” em espanhol – portanto, chivito é o “bodinho”… O sanduichão é equivalente a um bom almoço ou jantar: pão, filé (bovino, tá, gente, não é de bode, não…), ovo, bacon, presunto, queijo, alface e tomate – e ainda vem com batatinhas fritas!!! Alguns (como eu) têm que dividir com alguém pra poder dar conta do recado…

chivito.jpg

Para a sobremesa, dentre as mil e uma opções de dulce de leche à disposição, me encantei com as vaquitas da Lapataia… É um doce de leite sólido, cremosinho por dentro, que lembra o nosso pingo de leite, mas com muito menos açúcar. Os doces Lapataia são fabricados com leite fresquí­ssimo no Tambo El Sosiego, uma fazenda aberta à visitação, onde se chega pela Parada 45 da Playa Mansa, no caminho para Punta Ballena. Uma delícia, que imagino ser fácil de encontrar apenas em Punta mesmo… Vi doces Lapataia em potes tanto em Montevidéu quanto em Colonia, mas as vaquitas… ficaram só na saudade mesmo!

lapataia.jpg

 

Foto: Lapataia

29 thoughts on “Comidinhas…

  1. Pingback: Uruguai: Balanço Geral - Alimentação « Idas e Vindas

  2. Pingback: Já foi à Punta Del Este? Então vá. | Bbel Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *