Um passeio por La Paz – II

O principal mérito do nosso city-tour foi a economia de tempo – algo que só me aparece como uma vantagem porque não tí­nhamos como recuperar o dia perdido em Guarulhos, e precisávamos aproveitar cada minutinho do dia que nos restava em La Paz. Vimos em uma manhã o que provavelmente levaríamos o dia todo por conta própria – e ainda nos vimos com uma tarde inteirinha nas mãos para percorrer a cidade por nossa conta. Ok, eu sei que uma tarde é pouco, que um dia é pouco – mas não dá pra ficar se lamentando, né?

Fomos direto para o Mercado de las Brujas, o lugar certo para todos os que desejam ficar ricos, se livrar do chefe, conquistar um marido ou lançar um feitiço sobre um desafeto… Eu? Bem, eu só queria xeretar mesmo… 😉 Estava super curiosa para ver se esse mercado seria parecido com os nossos mercados populares, onde também se encontra até o que não se sabia que existia…

O táxi nos deixou bem em frente ao mercado:

img_0995.jpg

Lá dentro, uma profusão de potinhos, ervinhas e amuletos de toda sorte:

img_0991.jpg

Como ainda não cheguei ao ponto de acreditar que um amuleto poderia me trazer riqueza, inteligência (ou um marido! 😆 ), seguimos adiante pela Calle Linares, repleta de lojinhas de artesanato:

img_0999.jpg

Nessa mesma rua fica o Museo de la Coca – que, por incrí­vel que pareça, é muito pouco conhecido em La Paz! Comentei com a recepcionista do hotel, perguntei ao motorista de táxi, e ninguém conhecia… 🙁 Como eu tinha visto várias recomendações em sites sobre La Paz, e tinha o endereço, estava disposta a procurar. Mas não foi necessário: encontramos o museu por acaso enquanto nos divertí­amos nas lojinhas de artesanato. A entrada fica aqui, em meio às lojinhas dessa galeria, na Calle Linares 960:

img_1003.jpg

E logo se chega à entrada do museu:

img_1002.jpg

A visita é muito interessante: vários painéis de fotos contam a história das folhas de coca, a tradição andina de mascar as folhas, a relevância cultural desse rito e, claro, o momento em que a tradição descambou para a produção e consumo de cocaí­na. Instrutivo e divertido a um só tempo – recomendo!

Quando terminamos a visita, ainda demos uma voltinha pelas ladeiras do centro de La Paz, mas já era hora de tomar um táxi de volta ao hotel, descansar um pouco e escolher um bom restaurante para jantar… 😀

16 thoughts on “Um passeio por La Paz – II

  1. Pingback: Idas e Vindas – Viagens e Aventuras » Bolívia e Peru – o índice da viagem

  2. Pingback: Bolívia e Peru – o índice da viagem | Idas e Vindas - Crônicas de Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.