Neve?!?

Foi uma surpresa!!! Acordamos bem cedinho para seguir viagem para Copacabana e a paisagem que vimos do lado de fora do hotel em nada lembrava o colorido do dia anterior. Nessa manhã de frio, La Paz estava branquinha, branquinha:

img_1012.JPG

Foram 30 cm de neve ao longo da noite, algo tão inesperado para nós quanto para os moradores da cidade. Apesar do frio intenso, não é comum nevar em La Paz propriamente dita. A bem dizer, por conta do aquecimento global, até mesmo o Nevado Chacaltaya, a estação de esqui mais alta do mundo (claro… 😉 ) vinha perdendo neve continuamente nos últimos anos, a ponto de não servir mais para a prática do esporte. Depois das neves de 2007, parece que o processo se tornou mais lento, felizmente.

Para os paceños, entretanto, mais do que para os turistas, o frio que fez este ano é um estorvo – a população em geral é muito pobre, a maioria das casas não conta com aquecimento… Apesar de deixar a paisagem linda, a neve atrapalha os mercados ao ar livre, o transporte – e para um povo que depende tanto do comércio e do transporte público, realmente a rotina fica difí­cil…

Quando pegamos a estrada vimos que por ali também a neve poderia causar transtornos – as pistas estavam muito molhadas, escorregadias e, nos trechos menos conservados, cheias de buracos como em boa parte das estradas brasileiras… 😛 (Mas no geral eu me surpreendi com as estradas bolivianas: a maioria das estradas que liga os locais turí­sticos está pavimentada, ou seja, a Bolí­via está se preparando direitinho para o aumento do fluxo turí­stico que eles merecem receber…)

img_1018.JPG

Alguém consegue resistir a fazer uma bolinha nessa neve tão branquinha? Eu não, apesar de quase ter congelado as mãos… 😉

img_1016.JPG

27 thoughts on “Neve?!?

  1. Pingback: Bolívia e Peru – o índice da viagem » Idas e Vindas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *