Tambo El Sosiego – Fazenda Lapataia

Na tarde desse mesmo dia, pegamos o carro e tomamos o rumo de Punta Ballena. Nossa primeira parada foi no Tambo El Sosiego, a fazenda onde é produzido o doce de leite Lapataia.

Adoro as vaquitas!!!

Não foi muito fácil chegar até lá – mesmo porque o GPS não ajudou… É preciso seguir a estrada na direção de Montevidéu até uma rótula, onde há indicação para a Fazenda Lapataia. O GPS não funcionou bem nessa área – e a fazenda não consta na lista de atrações instalada no aparelho…

A simpática vaquinha na entrada da fazenda

Por fim, resolvemos desligar a vozinha irritante da “espanhola” (o apelido que demos ao GPS…) e passamos a confiar só no GPS interior de Paulinho – deu mais certo… 😉

Entrada do Tambo El Sosiego (Fazenda Lapataia)

Não achei o passeio muito interessante, não… Mas imagino que seja excelente para quem está com crianças, que ficariam vidradas nos animais e na diversão ao ar livre disponí­vel por lá. Para nós, a Lapataia era só um pit stop no caminho para o outro programa da tarde – e o que nos tinha atraí­do, que era ver a produção do doce de leite, deixou um bocado a desejar…

A produção artesanal das vaquitas

Fiquei meio decepcionada porque só vimos algumas funcionárias trabalhando na produção das vaquitas – nada de visitas guiadas ou similar… Ao mesmo tempo, pude entender porque é tão difí­cil encontrar os tais docinhos fora de Punta – com uma produção tão artesanal, não dá pra distribuir os doces para o paí­s inteiro, mesmo que esse paí­s seja pequeno como o Uruguai… Mas fiquei feliz por descobrir que as vaquitas estão à venda no free shop do Aeroporto de Carrasco! 😉

O doce de leite Lapataia é um dos mais premiados do Uruguai, mas está longe de ser uma unanimidade. Só no nosso grupo de amigos, algumas pessoas realmente gostaram bastante do Lapataia, outras preferiram o Conaprole ou o Los Nietitos. Quanto a mim, sou maluca pelas vaquitas – mas se o assunto for doce de leite cremoso, sou fiel ao velho e bom La Serenisima estilo colonial argentino… 8)

10 thoughts on “Tambo El Sosiego – Fazenda Lapataia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *