Dia 6, 31/12 – Porto

O interior da Estação São Bento

Mais um belo exemplo da arte da azulejaria portuguesa

Estação São Bento

Estação São Bento

A Estação São Bento foi inaugurada em 1916 e ocupa o espaço de um antigo convento. Vale a pena visitar o interior da estação para conhecer os diversos painéis de azulejos em que Jorge Colaço retrata os transportes do passado, as festas rurais e cenas históricas.

O nome diz tudo…

Mais tentações…

Não conseguimos resistir às delícias da doçaria portuguesa. A cada dia nos presenteamos com um doce típico diferente, de acordo com a cidade onde estivéssemos. Foi surpreendente ouvir de moradores locais que a cidade do Porto não tem um doce típico…

Avenida dos Aliados

Na Avenida dos Aliados é celebrada a virada do ano na cidade do Porto. Há queima de fogos de artifí­cio e show de música, inclusive com a participação de grupos e DJs brasileiros.

Confeitaria Ateneia

Bolo Rei

Na Confeitaria Ateneia, na Avenida dos Aliados, compramos um generoso pedaço de Bolo Rei, uma iguaria saboreada nas festas de fim de ano.

Igreja dos Clérigos

Torre dos Clérigos

Subindo a Rua dos Clérigos, chegamos à Igreja dos Clérigos e sua Torre, datadas do século XVIII. A igreja foi a primeira do país a ter o seu interior oval, e a torre, com 75 m de altura é ainda um dos edifícios mais altos de Portugal.

Loja da região da Cordoaria

A Cordoaria, bairro onde se situam a Igreja e a Torre dos Clérigos, caracteriza-se pela presença de lojas especializadas em bacalhau, hortaliças e frutas. A região é altamente frequentada pelos estudantes da Universidade do Porto.

Bonde antigo

O bonde ainda é um dos meios de transporte mais utilizados pela população local.

Vista de um mirante descoberto ao acaso

Cena bucólica de uma residência no mesmo mirante

Seguimos caminhando sem destino pelas ruelas e escadas que levam à margem do rio, e tivemos uma bela surpresa – encontramos um mirante, na Rua da Bataria da Vitória, de onde tivemos algumas das mais belas vistas da cidade do Porto.

Palácio da Bolsa

Chegamos então ao Palácio da Bolsa, um dos marcos históricos mais importantes da cidade, situado onde ficava o Mosteiro de São Francisco.

Passeio das 6 Pontes no Rio Douro

Ponte D.Luis I

Ponte Maria Pia, projetada por Gustave Eiffel

A Ribeira vista a partir do barco

Seguimos então em direção à Ribeira, onde decidimos fazer um passeio de barco pelo Rio Douro. Os passeios têm duração de 50 minutos, custam 10 euros e passam por 6 pontes ao longo do rio. Há algumas operadoras que oferecem esse passeio – a duração, o preço e o trajeto são os mesmos. Mudam apenas os barcos – alguns são réplicas adaptadas dos barcos que faziam o transporte do vinho.

A Igreja de São Francisco

Fazendo o passeio, tivemos a melhor vista externa da Igreja de São Francisco, que começou a ser construída no século XIV. Seu interior data do século XVIII e tem o altar, colunas e pilares, querubins, guirlandas e animais cobertos com mais de 200 kg de ouro – provavelmente provenientes do Brasil…

Casa Porto à Noite

Interior do restaurante

Entrada

Prato principal

Neste dia, resolvemos almoçar / jantar (às 17h!) em um restaurante onde os locais costumam ir. Escolhemos o restaurante Casa Porto à Noite, na Rua dos Mercadores, onde fomos muito bem atendidos pela proprietária e seus familiares. Tomamos um caldo de cenoura e saboreamos um belo bacalhau assado na brasa. Foi uma das refeições mais econômicas da viagem – e deliciosa! Deixamos um bilhetinho no mural onde os frequentadores deixam mensagens: “Os passageiros da VAM, Carla e Paulinho, escolheram almoçar neste restaurante no dia 31/12/2010. Feliz Ano Novo!”

Nosso “frio-bar” gelando o espumante!

Nosso feliz 2011 a todos vocês!!!

Mais tarde, de volta ao hotel, fizemos uma pequena ceia para irmos à Avenida dos Aliados para a festa de Ano Novo. Fizemos o nosso brinde por volta das 10:30 h da noite, pois em algum lugar do mundo já era Ano Novo… 😉 E logo depois pegamos no sono, de roupa e tudo!!! Só acordamos à meia-noite, com o barulho dos fogos, e corremos para a janela, de onde pudemos ver parte da celebração… 😆

10 thoughts on “Dia 6, 31/12 – Porto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *